segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A Discriminação Racial no Brasil (Turma 3A Vespertino)


Projeto da Consciência Negra 2015 (Vespertino)

O projeto de Consciência Negra se estendeu durante à tarde e à noite com outro estilo: exposição. Os alunos produziram poesias, reportagens, histórias em quadrinhos, dentre outras coisas que retrataram a beleza, cultura, religião, importantes personalidades e leis que representam a resistência e valorização da cultura afro brasileira.
Além da exposição, houve desfiles e apresentações que mostraram a beleza da cultura negra em nossa comunidade.


Texto e fotos: Vanessa Teles














Projeto da Consciência Negra 2015 (Noturno)

O projeto da Consciência Negra tratou da valorização de todos os aspectos  do negro dentro da escola, da sociedade, criando espaços para exposição artística, política, cultural, social e proporcionou reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores do negro  pertencente a nossa sociedade.
 

Texto e Fotos: Dilma Martins














sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O Ensino da Cultura Africana nas Escolas (Turma 3ª A Vespertino)


Projeto da Consciência Negra 2015: Personalidades Negras (MATUTINO)

No ano de 2015, o turno matutino do CEPESF trouxe para o seio da discussão sobre a Consciência Negra a vida e obra de personalidades fundamentais para constituição da História, Política, Arte e Literatura Mundial. 


Texto e Fotos: Bárbara Vergas







 
A partir das Histórias de vida e análise de produções científicas e culturais, os estudantes puderam debater questões como cidadania, diversidade e identidade. 






 
Trabalhos ricos em criatividade e aprendizagem para todos os envolvidos, especialmente estudantes e professores.











Junto com Nelson Mandela, Ângela Davis, Milton Santos, Dragão do Mar, Abdias do Nascimento, Tia Ciata, Mestre Didi, Mestre Bimba, Mãe Menininha do Gantois, Luis Gama, Cristiane Sobral, Martin Luther King, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus caminhamos rumo à compreensão do real sentido da CONSCIÊNCIA NEGRA!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto Cinema no Edilson - Milton Santos: O Mundo Global Visto de Cá. 2ª Sessão.

Devido a pedidos de alunos que não puderam assistir no último sábado, o documentário, Milton Santos - O Mundo Global Visto de cá, exibimos na tarde desta sexta, 16 de Outubro, mais uma sessão do projeto Cinema no Edilson, nas dependências do Colégio Edilson Souto Freire.


Textos e Fotos: Wagner Aragão



Dessa vez, foi possível ampliar ainda mais, as dicussões referentes aos impactos causados pelo processo de Globalização no mundo, com a ilustre presença dos professores Crispim (Filosofia), Samuel (Física) e Marcelo (Vice-diretor), além dos professores Yuri (Geografia) e Wagner (História).









Foi possível discutir a Globalização dos pontos de vista histórico, filosófico e geográfico, assim como também, da perspectiva das novas tecnologias inseridas em todo esse processo complexo, com o auxílio do nosso Mestre tecnológico, Samuel Nunes Santana.






Agradeço desde já, a todos os alunos que disponibilizaram parte de seu tempo para participar desse grande debate, e ao professor Yuri Machado, por nos proporcionar a oportunidade de conhecer um pouco das ideias do maior intelectual baiano de todos os tempos, o incrível Milton Santos.






domingo, 11 de outubro de 2015

Projeto Cinema no Edilson - Milton Santos: O Mundo Global Visto de Cá


Neste último sábado, 10 de outubro, ocorreu mais uma exibição do projeto, Cinema no Edilson. Os alunos puderam assistir o documentário, Globalização: o mundo global visto de cá, do cineasta brasileiro, Silvo Tendler (2002). Esse documentário trata das teorias do grande Geógrafo e intelectual baiano, Milton Santos, sobre os efeitos do processo de globalização na vida das populações menos favorecidas, ao redor do mundo.


Textos e Fotos: Wagner Aragão






Ao final da película, com o auxílio dos professores Yuri Machado (Geografia) e Wagner Aragão (História), foi aberto um debate para os alunos colocarem seus pontos de vista, diante das ideias de Milton Santos, com o objetivo de se ampliar o conhecimento no que tange ao processo de Globalização no mundo Contemporâneo.








Pelo que foi observado, professores e alunos saíram satisfeitos com os resultados obtidos com a exibição do documentário e com o debate realizado pelos alunos. Os alunos perceberam que compreender esse processo de globalização é fundamental para enfrentar os problemas socioeconômicos que o capitalismo moderno nos impõe.








Diante disso, é essencial que saibamos que precisamos nos apoderá desses conhecimentos, para no futuro podermos minimizar os problemas gerados pelo processo de globalização e pelo capitalismo moderno, extraindo assim, apenas o que é de positivo, para fazermos desse mundo um lugar melhor de se viver.