segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Batalha Épica da Grécia Antiga



O Role Playing Game, ou RPG como geralmente é chamado, surgiu no início da década de 1970, criado pelos americanos Gary Gygax e Dave Arneson. O RPG possui suas origens nos jogos de estratégia (war games), contudo essa nova versão tornou o jogo mais interativo, com ações demarcadas pela imaginação do jogador, que, ao invés de controlar todo um exército, passaria a controlar um único personagem.


A utilização desse recurso didático nas aulas de Grécia Antiga permitiu inserir o conteúdo de forma mais lúdica e testar as habilidades dos alunos, motivando sua criatividade, domínio do conteúdo e estratégia de combate.


Essa aventura pedagógica realizada com discentes do 1º ano dos turnos matutino e vespertino trouxe uma grande aprendizagem sobre as batalhas gregas e a mitologia, assim como uma oportunidade de trabalhar o lúdico, a coletividade e promover a pesquisa do conteúdo.


Agradeço aos gestores escolares, discentes e principalmente aos professores de Filosofa e Arte pela colaboração. 


Realização: Alunos do 1º ano/ matutino e vespertino e Professores de Ciências Humanas do CEPESF.

Texto: Prof. Anderson Dias.

Data da exposição: 05, 06, 12 e 13 de junho de 2018.






 

























60 comentários:

  1. Minha turma foi a melhor. Vitória santos 1°B-M

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa turmaa arrasouuu❤❤❤😍

    ResponderExcluir
  3. Foi muito Divertido, Gostei da Experiência, não achei que Seria Tão Legal, Adiquirir Mais Um pouco de Conhecimento Sobre Os antigos Deuses Da Grécia, Mais meu Time Não Foi tão Bem Mais Foi Divertido de Qualquer Jeito / Eduardo Anibal 1*G-V

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e: gilbert silva e a batalha epica foi um dos melhores trabalho que ja teve na escola, o modo que foi feita foi emocionante na hora do depate e essa batalha epica também sérvio para aprender mais sobre a grecia #like #1°C

    ResponderExcluir
  6. Foi bastante legal este trabalho, no começo achei que não ia gostar, mas acabei adorando o trabalho, me divertir muito com meus amigos.
    Fellipe da paz / 1° G-V

    ResponderExcluir
  7. A melhor batalha épica amei. Evelyn Santana 1BM

    ResponderExcluir
  8. A batalha épica foi um dos trabalhos mais importantes que eu já tive a oportunidade de participar, e com certeza foi muito importante para os outros alunos também, todos ficaram bem envolvidos no trabalho.
    Parabéns, professor, pelo trabalho bem elaborado, e aos alunos também.
    Daniele Oliveira 1°CM

    ResponderExcluir
  9. Eu não participei,mas achei bem interessante saber "mais" sobre à antiga Grécia. A parte artística achei legal também, roupas e pinturas ficaram show.

    ResponderExcluir
  10. meu nome e Bruna Araujo 1\DM , bom estava bem anciosa para esse trabalho , teve ate lagrimas kkkkk , de inicio eu fiquei com um pouco de medo não vou mentir , no dia que era pra apresentar , minha turma não apresentou pq confundimos as datas , chorei muito , mais como meu prof tem um coraçao mais leve que uma pena kkk , ele deixou a gente apresentar , porem valendo 3 pontos , fiquei muito feliz , estava bastante focada pedi folga do trabalho filei aula assisti todas as batalhas epicas , do turno vespertino tbm kkkk , anotei todas as perguntas gravei mais no dia tive uma bela surpresa , estava eu bem plena la na frente pra responder e ele olhou pra mim e disse bruna eu mudei todas as suas perguntas ai meu mundo caiu kkk mais não adiantou ganhei do mesmo jeito hahahahaha , quase ia me esquecendo peguei emprestado os papeis do meus coleguinhas pra dar uma verificada e anotei os poderes fraquesas , resumindo anotei tudo ia ganhar logo de inicio mais alguem falou pro professor e ele trocou as patentes kkkkkkkk pronto poderia ficar falando aqui eternamente porem vou estudar pra prova pq muita gente entregou em branco kkkkk melhoooooooor batalha epica da vidaaaa melhor trabalho sdsssss s2 @sua melhor aluna /BRUNA ARAUJO S2

    ResponderExcluir
  11. um dos trabalhos mais importantes de toda a minha vida ps ainda sei todas as perguntas e respostas kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo trabalho que serviu de aprendizado, além de ter nos proporcionado muito entretenimento. A Grécia Antiga, entre as civilizações da antiguidade, é a mais interessante e diversificada. Saber mais sobre a política, economia, sociedade, cultura e religião da Grécia Antiga, me fez ter outra visão da antiguidade e despertou meu interesse nas civilizações posteriores. Provavelmente jamais esquecerei da Grécia Antiga e das suas transformações e contribuições para nós.
    Parabéns ao Professor Anderson pela iniciativa e sucesso.
    Gabriel Nunes, 1º Ano B, matutino.

    ResponderExcluir
  14. Bruna de Oliveira 1D/M ameiii esse trabalho ,a experiência aaa❤😍 Melhor Prof❤

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Antônia vitória do 1° H-V, amei participar desse trabalho uma experiência nova que veio trazendo informaçoes sobre a Grécia Antiga informações sobre suas transformações e contribuições, ótimo trabalho! Agradeço também ao professor Anderson pela dedicação, pela paciência, pelas orientações e pelo carinho.

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é João Vitor 1°D/M gostei muito desse trabalho foi uma experiência muito legal e muito obrigado pela paciência professor Anderson

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Foi algo interessante,abordou um modo bem divertido e emocionante de ensinar algo realmente importante.
    Anderson / 1°C-M

    ResponderExcluir
  19. Fernando socrates do 1-AM, no começo achei q ia ser bem difícil mas ao longo das batalhas o jogo acabou ficando divertido e bastante competitivo aprende sobre muitos deuses e semideuses além disso descobri como alguns soldados da Grécia antiga batalhavam, aobre Atenas e principalmente sobre Esparta achei muito interessante e divertido estudar como eles treinavam como batalhavam como funcionava a educação em esparta sobre o papel das mulheres na sociedade espartana por fim achei uma experiência MT boa

    ResponderExcluir
  20. Eu não acho história a melhor matéria do mundo,na verdade tenho um pouco de dificuldade em entender o assunto,mas com a batalha Acho que pela primeira vez eu conseguir entender bem um assunto e ao mesmo tempo me divertir com tudo aquilo...

    Luan Cerqueira
    1°-AM

    ResponderExcluir
  21. Bom eu já era fã da Grécia e seus deuses mas com a essa batalha adquirir muitas outras experiências curti muito

    Kelvin Falcão
    1 AM

    ResponderExcluir
  22. Bom, com essa batalha eu adquirir vários conhecimentos, e pude entender mais sobre Grécia antiga, gostei muito obrigado professor Anderson...

    Tiago santos

    1 AM

    ResponderExcluir
  23. Foi bom ter participado dessa batalha épica,teve entretenimento,adquirir conhecimentos e entendir um pouco mais sobre a Grécia antiga,foi uma boa experiência,deu pra entender o assunto e se divertir também,foi interessante participar dessa batalha!!
    Ana Beatriz Nunes
    1°FV

    ResponderExcluir
  24. Foi uma experiência muito boa, com essa batalha consegui aprender mais e ganhar mais conhecimentos sobre a Grécia Antiga, muito obrigado professor Anderson.

    Raulino|1-GV

    ResponderExcluir
  25. Achei o trabalho excelente,pois pude enriquecer meus conhecimentos sobre a Grécia antiga.A batalha épica foi uma
    forma muito ótima para aprender melhor sobre o assunto,e também me diverti muito com meus amigos.Além disso,é sempre bom aprender mais sobre novos assuntos,foi uma ótima experiência.Obrigada professor Anderson!
    Thalita Roberta

    1◦DM

    ResponderExcluir
  26. Achei muito interessante a batalha épica, pois os os alunos se divertiram e ao mesmo tempo aprenderam o assunto, tenho certeza que todos os alunos que participaram adoraram.

    Davi Ruan
    1°AM

    ResponderExcluir
  27. foi muito legal, aprendi bastante acho até que deveria fazer novamente, aprendi sobre os deuses da Grécia, na minha opinião é se divertindo que se aprende amei 👏

    ResponderExcluir
  28. Bom , eu me divertir bastante e ao mesmo tempo conseguir compreender os assuntos falados , a caracterização dos alunos foi magnificas! Fora as rivalidades de cidades hahaha ,espero ter outra experiência como essa pois foi bastante emocionante kkkk enfim ,adorei!
    Larissa soares 1°AM

    ResponderExcluir
  29. Bom foi muito legal aprender um pouco sobre a Grécia antiga Essa Batalha Épica Foi Interessante Que Lá eu Consegui aprender Várias coisas

    ResponderExcluir
  30. No começo achei q ia ser chato demais kkkkk mais quando começou a batalha até que achei legal apesar do nervoso com mais de 100 pessoas olhando kkk mais foi bom e também foi a melhor forma pra aprender

    David Ferreira
    1° G-V

    ResponderExcluir
  31. Pra mim foi uma experiência muito boa, pensei que ia ser difícil mas aos poucos fui me acostumando gostei muito, foi até uma forma de aprender um pouco sobre a época Medieval

    Patrick Santos
    1° G-V

    ResponderExcluir
  32. Essa batalha foi muito interessante,tivemos conhecimentos sobre o assunto de uma forma animada e que chamasse a atenção de todos...
    Nesses dias passamos por diversos humores, mas correu tudo bem rs
    Confesso que no início achei muito difícil e fiquei bem nervosa kkk,mas gostei muito dessa nova experiência, e da dedicação de todos...
    Obrigada professor Anderson por trazer novas experiências para nós!!!

    Stephany Soares 1°FV

    ResponderExcluir
  33. SAMARA SÁ DOS SANTOS, 1D-M.Estudar a batalha épica da Grécia Antiga sobre o tema Corinto, através de jogos de conhecimento, confrontando o aprendizado entre os alunos, melhora nosso conhecimento despertando interesse pelo tema nas pesquisas e na sala de aula com apresentação vivendo a prática.

    ResponderExcluir
  34. Layane Souza
    1°D-M,pra mim a batalha épica foi algo muito legal porque nos proporcionou uma forma de aprendizagem diferente e muito interessante também, eu pude adquirir muito conhecimento foi uma ótima experiencia pra mim.E eu pude aprender sobre vários deuses da Grécia antiga como na cidade que eu batalhei e como nas outras cidades também.

    ResponderExcluir
  35. Eu sou Jair 1AM
    BOM,essa batalha épica foi uma experiência muito grande e divertida além de ser Deus Poseidon,mas no começo achei muito chato,ao longo do tempo,ganhando batalhas ficou interessante e consegui aprender.Tebas foi uma cidade-estado grega, antiga aliada de Esparta. Aproveitando o enfraquecimento do exército espartano após a Guerra do Peloponeso.Acabei aprendendo sobre o meu personagem,Poseidon é o nome dado ao deus dos mares e oceanos, segundo a mitologia grega; conhecido também como o deus Netuno​, na mitologia romana. ... Poseidon era casado com a ninfa do mar (nereida) Anfitrite

    ResponderExcluir
  36. Achei legal sua ideia de aprendizado, um rpg é uma ótima forma de fazer os alunos se unirem e ao msm tempo aprender e se divertir, eu particularmente amei, mesmo tendo ficado em 3° lugar kkkkkkk

    ResponderExcluir
  37. Gostei bastante da batalha (apesar de ter ficado em 4 lugar) foi ótimo ter a sala unida para isso. Serviu de aprendizado para todos e adquirimos bastante conhecimento sobre o assunto ganhando ou perdendo. Camile Martins- 1° Fv

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. A batalha pra mim foi ótima, porque expandi meu conhecimento sobre os assuntos estudados, assunto que eu também sempre tive interesse, mas poder se unir com a turma daquela forma, e poder trazer conhecimento e diversão ao mesmo tempo, foi ótimo!yasmin improta 1°FV

    ResponderExcluir
  40. Eu gostei muito da batalha,que pode me proporcionar um conhecimento sobre a Grécia antiga,que meu DEUS,eu nunca achei que um trabalho de escola seria tão divertido ,gostei muito ,muito mesmo ,conheci mais sobre história,e é a primeira vez na vida que eu conseguir entender historia de uma maneira tao fácil,obrigada professor Anderson e meus colegas de turma que me ajudaram a me divertir e aprender ao mesmo tempo , foi emocionante

    Isabela souza
    1 A-M

    ResponderExcluir
  41. Foi muito legal aprendi muito com a batalha épica que possa ter mais e mais dessas,pq com ela aprendemos muito muitomuito também foi muito divertido gostei muito
    Gabriela Santos 1°H-V

    ResponderExcluir
  42. Amo muito a aula do professor Anderson, por que não é igual as outras aulas de história, cada unidade ele tem um trabalho de aprendizado diferente, que sempre é divertido e ganhei muito conhecimento com a batalha épica, sobre a Grécia Antiga e entre outros assuntos.

    - Leandra Da Silva Adorno
    1 AM

    ResponderExcluir
  43. Eu acredito que não é o final mas é apenas o começo muita legal a batalha perdemos por causa de 1 pontos mas, foi bom.

    Yslan Sousa
    1° G-V

    ResponderExcluir
  44. Bom! Gostei bastante da batalha!! Não me trouxe só experiência mas também aprendizado, sobre a Grécia antiga, práticas é costumes. Foi bem divertido a forma que o assunto foi abordado pois envolve estratégia, raciocínio e lógica.

    Adiel Victor 1 AM

    ResponderExcluir
  45. Bruno S.Severo - 1AM
    Melhor batalha, um otimo aprendizado para todos, aposto que quem participou jamais vai esquecer, obrigado professor Anderson pela a iniciativa, espero ansioso para a proxima batalha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a batalha, a batalha ajudou a gente a entender o assunto de uma forma divertida, aposto que todos que participaram nunca irão esquecer disso

      Wilson Neto - 1 B-M

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. A batalha foi uma experiência muito legal e interessante pra minha "vida escolar". Aprendi muito dando boas risadas e cheguei ao ponto de me vestir de mulher para ser uma deusa,mas de resto foi muito interessante aprender em um modo decisivo e competitivo. Valeu professor deixei meu comentário ai dentro do seu blog kkkkkkkkkkkkk lá ele.


    Luan Gustavo 1 A-M

    ResponderExcluir
  48. Essa batalha foi algo assim inesquecivel para mim e acho que para todos que participaram, eu amei bastante, essa batalha fez com que nós se divertisse e aprendesse claro que deu muito medo no inicio,mas, mesmo assim nao deixou a diversao de lado principalmente o conhecimento, bom e isso Derival Sales, Aluno do 1 Fv

    ResponderExcluir
  49. Foi uma experiência incrível, foi um projeto que incentivou muito os alunos a aprender sobre a Grécia Antiga de uma forma bem interessante!
    Aluna: Thaisa Lagos 1Ano C.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma experiência ótima, isso nos ajudou a aprender sobre a Grécia Antiga de uma forma bem interessante.
      Ladja Santos 1C-M

      Excluir
  50. " Caio cezar 1°C " Foi muito legal,conseguir aprender várias coisas importantes sobre a cultura grega e me divertir também .

    ResponderExcluir
  51. Meu nome é guilherme teles 1°cm :gostei muito principalmente porque foi bem mais produtivo se o assunto fosse dado de modo convencional. O espírito competitivo dos alunos contribuiu para mais esforço dos alunos que participaram

    ResponderExcluir
  52. Não posso dizer que foi uma batalha fácil ou difícil, mais tive mais conhecimento sobre a Grécia Antiga, tirei minhas opiniões,na verdade foi uma bela batalha,não me importo quem ganhou ou quem perdeu.
    Melhor escolha do professor por ter feito essa batalha.
    Thalita Batista 1C-M

    ResponderExcluir
  53. Trabalho espetacular Anderson ! Parabéns, trabalhar com vocês é aprendizado constante !

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir